terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GEOGRAFIA... QUE CURSO É ESSE?

Queridos Alunos da Geografia UEPG 2011

Se você escolheu este curso porque gosta da área... Parabéns! Você está no curso certo, e se dedicando, você obterá muito sucesso. (Fique sempre de olho nas novidades e oportunidades).
Porém, se assim como "EU", você caiu na Geografia de paraquedas, pois não tinha bem certo o que desejava como profissão... não se desespere, você tem grandes chances de descobrir toda a preciosidade dessa ciências, e simplesmente se apaixonar.
Foi assim que ocorreu comigo. Mal sabia que aquela disciplina que na escola só me fazia decorar capitais, seria tão importante aos meus olhos, e aos olhos de tanta gente sábia por aí que fazem de sua vida, um laboratório de pesquisas constantes para entender a complexidade da organização espacial, e com isso, contribuir com minúsculas participações em sala de aula e produções científicas...
Vocês com certeza jamais esquecerão essa afirmação de Yves Lacoste, (que intitula sua obra imortal) " A Geografia Serve Antes de Mais Nada Para Fazer a Guerra".
É isso mesmo... a Geografia é uma belíssima ciência que contribui grandiosamente para a compreensão do mundo, e a busca de soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. E para isso você não precisa ser imediatamente um "expert"... um simples saber localizar-se já é um início... aos poucos você irá assimilando novos conhecimentos, e com certeza novos gostos por esta área... Eu simplesmente amoooooooo... Cartografia para mim é essencial, pois saber onde está isto ou aquilo, o que existe aqui e ali é essencial... As áreas de ensino, para quem pretende ser professor (pode ser que esse interesse venha com o tempo), é imprescindível, aliás, quem ensina deve saber que aprender é ao longo de toda vida... Já quanto as práticas de campo... ahhhh campo, que delícia!!! Como já dizia certo autor que não me recordo no momento: GEOGRAFIA SE APRENDE COM OS PÉS!!!
Enfim, bons estudos a todos, aproveitem ao máximo... Pois viver é muito mais que existir... é participar e fazer acontecer da melhor forma possível.

Profa Adriana Uller




Obs. Neste blog você encontrará atividades, dicas de leitura e pesquisas, oportunidades enquanto acadêmicos... enfim, um montão de coisas legais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem me visitou...